Cidades & Região / Batayporã
Batayporã: Dados divulgados sobre o covid-19 são contraditórios
Lista com 20 pacientes monitorados em Batayporã viraliza e contradiz dados oficiais. Informações do município e do Estado também têm diferenças
Da Redação
Uma lista com pacientes de Batayporã, atendidos nas Unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Anorinda, Santo Antônio e Santa Luiza está circulando pelas redes sociais como possíveis casos monitorados do covid-19. A informação, não é a mesma oficializada pela Secretaria de Saúde do município, que confirmou em boletim divulgado nesta tarde deste domingo (29), quatro casos suspeitos de coronavírus e dois confirmados.
Os dados também destoam do divulgado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), no Boletim Epidemiológico divulgado nesta tarde. No documento, são atribuídos ao município, dois casos confirmados e nenhum suspeito.
Conforme a lista que viralizou, são 20 pacientes em monitoramento. Mesmo trazendo dados relacionados a documentos, telefones, endereços e até mesmo observações quanto ao quadro de saúde dos pacientes, a existência da lista não é sequer citada pelas autoridades batayporaenses em publicações oficiais.

Ainda assim, fontes ligadas ao Executivo do município, confirmaram ao Jornal da Nova que um PAD (Procedimento Administrativo Disciplinar) deve ser aberto no início da semana, para investigar o possível vazamento dos dados. Nestes casos, eventuais desvios de conduta de servidores serão apurados, podendo resultar até mesmo em exoneração.
Ainda conforme apurou a reportagem, um boletim de ocorrência pode ser aberto para apurar os compartilhamentos dos dados a terceiros.
O Jornal da Nova tentou contato com gestores da saúde do município nesta tarde, porém, sem sucesso. De qualquer maneira, está aberto a esclarecimentos quanto aos dados divulgados e o posicionamento do Executivo quanto à lista de pacientes que circula pela internet.
Cobertura do Jornal da Nova
Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, Threads e no YouTube. Acompanhe!






